sábado, 5 de março de 2011

As Garotas do Oscar


Como a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Ampas) ainda prefere suas mulheres?

Em uma das minhas fontes de informação e crítica cinematográfica, o Movies Kick Ass, blog do meu adorável amigo Jose, há uma postagem sobre a "outra" maldição da "Melhor Atriz". Contextualizarei.


Desde 2000, quando Hilary Swank [Meninos Não Choram] roubou o Oscar de melhor atriz de Annette Benning [Beleza Americana], as vencedoras desta categoria foram glamurosas atrizes enfeiadas pela "arte", mas [salvo exceções*] não eram as melhores do ano: Halle Berry em 2002 [A Última Ceia], Charlize Theron 2004 [Monster], Hilary Swank roubando Annette Benning de novo em 2005 [Menina de Ouro]; *as exceções foram Julia Roberts em 2001 [Erin Brockovich] e Nicole Kidman em 2003 [As Horas]. Todas elas, depois de ganharem seus Oscars caíram num certo ostracismo crítico e/ou hollywoodiano. Essa é a maldição da "Best Actress" - que ainda é vigente se considerarmos que nenhuma das outras fez algum filme que a levasse de volta às premiações [Nicole Kidman quebrou a sua maldição ano passado com o sensacional Reencontrando a Felicidade].

Mulher-macho sim, senhor!
A outra maldição descrita por Jose é mais antiga e profunda. Por que, em 83 anos de existência, "Melhor Atriz" é o único prêmio vencido pelos filmes que ganham o Oscar de melhor atriz? Segundo Jose, com exceção de clássicos  como ...E O Vento Levou [1939], Rosa da Esperança [1942], Noivo Neurótico Noiva Nervosa [1977], Laços de Ternura [1983], Conduzindo Miss Daisy [1989], O Silêncio dos Inocentes [1991], Shakespeare Apaixonado [1998] e Menina de Ouro [2004] nenhum filme centrado na figura feminina ganhou o Oscar de Melhor Filme.

Um dos questionamentos feitos por Jose é se as mulheres não têm feito grandes filmes. Mas se formos olhar apenas para 2010 o argumento morre: Cisne Negro não merecia mais nada a não ser melhor atriz? E sua incrível Fotografia e os magistrais Figurinos? E "As Horas" com sua fantástica Edição?

A/O adorável Viola De Lesseps
Eu penso, que o problema não está na qualidade dos filmes de centro feminino. Essa talvez seja a desculpa fácil utilizada pelos velhotes da Academia. A questão está justamente no machismo americano e, consequentemente, dos membros da Ampas. Porque, pensando nos filmes citados por Jose que eu realmente assisti, apenas "Shakespeare" é um filme totalmente girl power. Porque:

- em "Menina de Ouro" e "Silêncio dos Inocentes", as protagonistas eram mulheres masculinizadas [uma pugilista e uma agente do FBI, respectivamente]. Swank, na verdade, é famosa por ter seus Oscars representando mulheres-macho;

- em "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" há a constante figura de Woody Allen, sendo tão maluco quanto a de Diante Keaton [que faz a Annie Hall e ganhou o Oscar de Melhor Atriz] e, portanto, justificando a loucura e até mesmo uma eventual antipatia pela personagem de Keaton;

- talvez "...E O Vento Levou" possa ser considerado um filme feminista, afinal era 1939 e essa menina Scarlett O'Hara fez todas aquelas coisas - mas ela de fato sustentou e endorsou a imagem da mulher frágil que precisa de um homem. E por mais que NÓS saibamos que ela o fez para se manter no topo, a idéia de que as mulheres devam diminuir o tom de seu poder - e retratar uma feminilidade over - para que seus homens não se sintam castrados é totalmente machista...

Então eles podem ter premiado tais filmes "femininos" mas, se olharmos fundo, eles não são puramente feministas como "As Horas", por exemplo. Ou até mesmo "Moulin Rouge" que poderia ser todo tipo de machista, considerando que a protagonista é uma prostituta e o filme é todos brilhoso e romantico - mas neste caso pode-se dizer que seja mais homofobia, porque a obra-prima de Baz Luhrman é mais gay que girly. E hey "Cisne Negro" é TODO SOBRE O PODER FEMININO!

Bigelow fez história, mas por que?
Quer ser ainda mais depressivo? Guerra Ao Terror, de Kathryn Bigelow, ganhou Oscar de Melhor Filme ano passado e fez história por ser a primeira diretora a ganhar o Oscar de direção. Mas sejamos brutalmente honestos: onde podemos achar um fio de feminilidade nesse filme?

Claro que possamos encontrar se fizermos uma análise profunda, porque Bigelow é obviamente uma mulher e ela não deixaria de sê-lo nem se mudasse de sexo. Mas eu, como um pessimista ao pensar nos membros da Academia, não acho que aqueles velhotes macho-alfa americanos se importaram em olhar fundo para "Guerra ao Terror"; acredito que a Academia estava mais maravilhada com o fato de Bigelow - uma mulher - fazer um maravilhoso filme-macho.

Temos um longo caminho a seguir darlings. Porque a Academia É americana e, mesmo que esteja generalizando, americanos contribuíram bastante para a evolução social e feminista durante o século XX, mas no geral, a sociedade americana é conservadora.

E pensando dessa forma, lembro de um tweet raivoso de Jose sobre a vitória de O Discurso do Rei no SAG Awards [prêmio do Sindicato dos Atores de Cinema e TV]: "pra que nomear [e fingir celebrar] cinema revolucionário quando no fim você vai premiar o estúpido filme britânico conservador?"

4 comentários:

Notas Sobre Creación Cultural e Imaginarios Sociales disse...

Very interesting and now that you mention Shakespeare in Love, Gwyneth essentially also plays a woman playing a man playing a woman.
Also, you mention American academy a lot and we have to remember that almost half of AMPAS is amde by British and European members. This either means that their taste is diluted as they fly from London to L.A (BAFTA after all usually makes riskier picks than Oscar) or all of these people are bipolar freaks.

PS: all those port titles are genius!

Lucas Dantas disse...

thanks hosie. and i didn't know that about the european population of AMPAS! which means the so-called post-modern and evolved world is full of old hags who still think under the same double standards and prejudices! i'll blog about it too now!

Notas Sobre Creación Cultural e Imaginarios Sociales disse...

Yup. I think that the Brits who voted for Fincher in the UK voted for Hooper in the US because they wanted to remind the world that Britain is better than the colonies LOL.

Lucas Dantas disse...

hahahahahaha u__u that's depressingly boring!