quarta-feira, 11 de maio de 2011

Coreógrafa de Lady Gaga admite inspiração em Madonna

Okay, tô pouco me fudendo pra clipagens, mas tô postando issoporque é sempre um assunto que gosto para xingar os outros.


Não acho que imitar Madonna seja o problema.

A própria Madonna construiu sua carreira baseada em maravilhosas imitações, algumas das quais a colocou em problemas com a lei [a canção Frozen foi acusada de plágio na Bélgica e o vídeo de Hollywood é um plágio do trabalho do fotógrafo de moda Guy Bourdin].



Guy Bourdin vs. Madonna

O problema é que toda vez que alguém aparece fazendo algo que Madonna fez [igual ou parecido] no passado, fãs de Madonna parecem esquecer os fatos acima. Assim como Madge tem feito por mais de 25 anos, Lady Gaga tem pegado referências culturais e as colocado em lugares e contextos diferentes - e, mais uma vez, como Madonna, algumas vezes funciona perfeitamente [o vídeo de Telephone], outras nem tanto [Judas].

O que é o vídeo de Material Girl senão uma imitação do filme de Marilyn Monroe recolocado e ressignificado na sociedade yuppie dos anos 1980?

Quanto aos fãs de Gaga, estes precisam se tocar que ao invés de se defenderem como imbecís quando Gaga é acusada de imitação, devem procurar conhecer as referências dela, saberem de onde vêm e de que forma são ressignificações e não meros plágios - ou seja, entender onde e como o trabalho de Gaga é diferente da fonte e porque isso faz dele um bom trabalho.

Finalmente, como um fã de ambas, admito que fãs tendem a defender seus ídolos ao ponto da estupidez; mas a imprensa  botar lenha numa fogueira idiota é puramente irritante.

Fontes:
Notícia - Lady Obama
Fotos Madonna vs Guy Bourdin - The Smoking Gun

Nenhum comentário: