segunda-feira, 6 de junho de 2011

Same Ol' Same

Ontem, por conta de uma pauta de trabalho, fiz o chaperone de três adolescentes típicas. Combinei com uma amiga que levaria a irmã dela de 14 anos e as amigas para um passeio, assim eu conseguiria as fotos que precisava para minha pauta.

Adolescentes: "stuck in both heaven or hell"
A adolescência é o tempo mais terrível de nossas vidas. Pelo menos é assim que eu a vejo. Na noite anterior, numa barulhenta conversa de sábado, eu e uns amigos relembrávamos a grande quantidade de babaquices que éramos capazes de fazer e dizer na época de adolescente. Em geral, adolescentes são seres bizarros, com corpos em crescimento desproporcional [braços gigantes, cabeça maior que tudo mais] e um senso definitivamente curto de si próprio e do mundo. Podíamos nos achar extremamente superiores ao mundo que não compreendíamos, para detestá-lo logo em seguida porque não conseguíamos exatamente o que esperávamos dele.

É engraçado que, quando adolescentes, nossa noção de que a vida e o mundo são bem maiores do que o momento presente é bem curta; o tempo não existe para além da idade que se conhece [12-18 anos], mas se deseja e anseia por coisas ou ser alguém que não se é agora. É uma contradição constante que me faz pensar que quem vive em eterna e nervosa ligação/desejo por aquilo que não é agora, vive, de algum modo, preso na adolescência. A irmã da minha amiga, por exemplo, reclamou várias vezes dos cabelos e não adiantava falarmos o quanto ele era normal e bonito. Um garoto com quem converso no MSN, um pouco mais velho [16 anos], reclama da solidão constante de sua vida, mas não sai, não aproveita o tempo para conhecer lugares e, talvez, pessoas.

Eu fui assim durante boa parte da minha adolescência e estar em contato com esses garotos, assim como saber das histórias de amigos meus que não foram pubescentes comigo, me faz pensar o quão espiralado é o tempo. É outro tempo, mas ele não é completamente diferente do que vivemos há alguns anos. Aos meus 16 anos eu era tímido, a ponto de não ter um pingo de coragem em fazer/pedir o queria, tinha todo tipo de desgosto por minha aparência física e comportamental, mas, ao mesmo tempo, me mantinha estático e inerte perante a isso. Eu não gostaria de ter esse tempo de volta de jeito nenhum, muitos concordam comigo.

Entretanto, há quem deseje, pois da mesma forma que na minha convivência atual há seres ativos e passivos, na adolescência também havia quem tinha todo o frescor e confiança da juventude e absolutamente nenhum pensamento no que estava por vir. O fato de já não serem mais crianças, levam os teens a pensarem que nada mais está para mudar em suas vidas. Já nós, na casa dos 20, sabemos o quanto mudamos de lá para cá e, muitas vezes, nos pomos desesperados para que as coisas continuem mudando.

A irmã de minha amiga e suas amigas passaram boa parte do tempo reclamando de coisas completamente irrelevantes para a minha idade. Internamente, eu e minha amiga ríamos delas, contudo, também, eu sei que eu e outros da minha idade reclamam de coisas que não fazem sentido algum para pessoas mais velhas. Então, estaríamos nós todos presos nesse ciclo em que a idade imediatamente anterior é representação de tudo aquilo que desprezamos na atual?

4 comentários:

Naiara disse...

É por isso que se chama aborrescência! Dessa época tenho boas lembranças, mas fui realmente uma aborrescente, época terrível! E depois que saí dessa fase, lá pros 20 mesmo, olhei em volta e percebi que exitia vida após a aborrescência! E respirei aliada... O mais intrigante dessa fase é que tudo acontece com muita intensidade, o mundo parece ser apenas aquilo que se vive. Existem aqueles que não foram aborrescentes, mas simplesmente adolescentes. E eu tenho pena dessas pessoas! rsrs A aborrescência é sem dúvida muito mais interesaante de se viver!

Mariana disse...

Eu achava o mundo muito entediante quando era adolescente. Aquelesconflitos de fofoca que um belo dia vc se percebe envolvida e todos eodeiam... eu nunca consegui lidar muito bem com isso
ainda não consigo lidar muito bem com pessoas.Será que não saí da adolescencia?

Lucas Dantas disse...

@Naiara: eu acho que TODO adolescente é aborrescente. mesmo que seja alguém tranquilo, dentro dele há algum tipo de conflito típico da idade e que no fundo não tem sentido nenhum - é inerente ao ser! é a fase das dúvidas idiotas e, especialmente por causa delas, da autocomiseração exacerbada... POUDRE!

@Mari: acredite, as fofocagens, ini-amigas e frescurites ainda existem e bombam baby! rsrs é até engraçadinho.

NatanF disse...

O triste é que realmente não tem escapatória, até porque se vc é de fato um adolescente e vive com intensidade sua adolescência, você é um adolescente, e quando você tenta de todas as formas não ser adolescente e aparentar mais velho do que se parece, você é MUITO mais adolescente!
ADOREI O POST!

(e eu tenho 17 anos, ok? kkkkkkkkk)