quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Os Álbuns de 2011 - Intro

[pop pantheon]
Listas Listas Listas

O ano já está demorando demais para acabar e eu já estou entediado o suficiente. Eis que de repente me lembro do Loubi [sim, este próprio blog] e decido voltar a escrever. Como a vida anda chatonna demais para falar sobre ela sem que eu mesmo queira cortar os pulsos, vamos falar sobre o que é mais fácil e gostoso: música.

Todo ano eu faço a lista das canções que fizeram meu ano. No meu processo obsessivo, faço doze pré-listas mensais com as músicas favoritas até chegar meados de dezembro, quando contabilizo as que mais apareceram e o top [geralmente] 20 está pronto e publicado.

Contudo, havia um impasse nessas listas: sou uma pessoa de álbuns. Estou sempre escutando música, mas nunca apenas canções. Quando um artista que gosto lança um single, espero o álbum vazar/sair para que ele figure no meu MP3 player; isso porque gosto de produtos. Para mim um álbum é um conceito, uma obra na qual a canção está inserida e, mesmo que nem sempre o conjunto seja tão bom quanto a parte, gosto de sorvê-la, degustá-la e analisá-la em seu contexto original.

Então, decidi comentar meus álbuns favoritos de 2011 que, assim como na lista de canções, não necessariamente foram lançados neste ano.

Listas anteriores:
2009 - The Bubbling-Under, Parte 2, Top 3
2008
2007
2006
2005
Kylie Minogue Week
Cigarrettes And Dancefloors Soundtrack


Os Álbuns de 2011

Um ano muuuuito bom para música Pop, álbuns maravilhosos viram a luz do mainstream este ano, como Femme Fatale [Britney Spears] e Born This Way [Lady Gaga]. Claro que não estive antenado em todos os lançamentos mundiais do ano, pois geralmente estou mais focado naquilo que gosto. Em vista disso, este ano me concentrei em discografias de artistas adorados, caracterizando o anacronismo desta lista -  por exemplo, Exodus, álbum de 1977 de Bob Marley figurará aqui.

Ao mesmo tempo, houveram [na minha opinião] muitas decepções industriais, como 4 [Beyoncé] e Love? [Jennifer Lopez], e de repente estava focado [leia-se viciado] em novos ou velhos artistas indies como Battles e Com Truise e outros tão fora dos charts que nem álbum lançado têm ainda, como Florrie e a recém descoberta Lana Del Rey.

Em geral, esses álbuns refletem meu gosto eclético e inclusivo por música. Quem me conhece terá algumas surpresas [yes, Justin Bieber], assim como daqui para o fim do ano podem haver inclusões*, ou seja, sintam-se livres para me recomendarem álbuns.


*Apesar de achar que ela deveria tirar umas longas férias, Rihanna lança Talk That Talk em novembro. O primeiro single We Found Love é assinado por meu amado-idolatrado-salvessalve Calvin Harris... plus, Rihanna raramente me decepciona desde Umbrella.

Um comentário:

Tamara disse...

Adorei... Esses albums realmente sao fantasticos.. Com Truise vou baixar agoraaa! Beonça foi uma decepcao mesmo, acho q ela queria se dedicar ao filho, se e q ele existe.. Rsrsrs
Gostei de saber q Bob ta sendo escutado...